
Doutor em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestre em Cirurgia Geral/Abdominal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com residência médica em Cirurgia Geral nesta mesma universidade.
Pós-graduado em Endoscopia Digestiva pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
É especialista e membro titular das seguintes sociedades: Federação Internacional de Cirurgia Metabólica e da Obesidade – IFSO, Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – ASBMS, Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM, Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva – CBCD, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – CBC, Sociedade Carioca de Cirurgia Videolaparoscópica (SOCIVERJ), Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscópica – SOBRACIL, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED. Foi vice-presidente norte da SOBRACIL (biênio 2006/ 2007), e presidente do capítulo Amazonas – Rondônia da SBCBM (biênio 2017/2018). É o atual responsável na região norte pela comissão de sindicância e qualificação de novos cirurgiões para SBCBM, ocupando este cargo desde de 2015. Dr. Victor é responsável pelo estágio em Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Serviço de Residência Médica da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.
Foi o pioneiro no Amazonas em cirurgias digestivas realizadas por videolaparoscopia, tendo realizado a primeira colecistectomia por vídeo (1991) e a primeira cirurgia bariátrica (bypass gástrico por videolaparoscopia) em Manaus (cirurgia da obesidade) em 2003. Atua ativamente nas áreas de cirurgia digestiva, cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica / diabetes, endoscopia bariátrica e métodos endoscópicos diagnósticos e terapêuticos. Mantem seu aperfeiçoamento constante, participando de cursos e congressos nacionais e internacionais.
Organizou diversos eventos médicos de cunho nacional e ministrou mais de 40 palestras em congressos nacionais e internacionais da especialidade. Promove produção científica através de artigos, capítulos de livros e temas para congressos. Dedica-se integralmente a suas especialidades, mantem-se atualizado, atuando com responsabilidade, ética e respeito a seus pacientes.