As dietas restritivas vira e mexe entram na moda e um monte de gente adota o método para emagrecer rápido. No verão, essas dietas ficam em alta e quem as faz geralmente não conseguem obter um bom resultado.

Isso porque essas dietas são completamente irregulares e por não seguirem um padrão saudável, acabam fazendo com que a pessoa ganhe tudo o que perdeu rapidamente.

Separamos aqui algumas das principais dietas que aparecem na internet para que você fique atento e não cometa esse erro também.

Quais os riscos de uma dieta muito restritiva?

Muita gente tem o desejo de emagrecer e já tentou de tudo para isso, mas nunca conseguiu. Geralmente

Muita gente tem o desejo de emagrecer e já tentou de tudo para isso, mas nunca conseguiu. Geralmente, essas pessoas buscam receitas na internet e não costumam frequentar profissionais que possam passar uma dieta realmente saudável para elas.

Como consequência, adotam as medidas mais extremas e acabam não tendo resultado algum. Emagrecer é algo que causa uma certa dificuldade porque  as pessoas não conhecem os métodos corretos e recorrem sempre aos que aparentam ser mais fáceis.

A restrição não é algo que funciona, pois o cérebro não irá associar a súbita mudança de comportamento da pessoa. Por isso, as chances de ter uma recaída são grandes e isso acaba prejudicando o foco.

A alimentação com intuito de emagrecimento deve vir acompanhada junto a necessidade de saciamento da pessoa. Dietas muito restritivas ou muito milagrosas acabam fazendo com que as pessoas que as fazem desenvolvam distúrbios alimentares.

Quase 95% das pessoas acabam falhando na dieta e cerca de 5% que conseguem manter o peso, acabam passando por distúrbios alimentares. Portanto, isso não é algo saudável no fim das contas.

Separamos abaixo as principais dietas que não causam nenhum efeito bom.

1. Dieta do alimento cru

Essa dieta consiste em se alimentar diariamente de 75% de alimentos crus. Ou seja, ingestão de muitas verduras e frutas. Apesar de ter muitos nutrientes e ser uma dieta que contém alimentos que realmente contribuem para o emagrecimento, essa dieta não é boa.

Isso porque ela pode fazer com que os rins e o fígado fiquem prejudicados e cause uma indigestão. O motivo é que nosso organismo já está acostumado com alimentos cozidos.

Portanto, adicionar alimentos crus em sua maioria, não é algo que traz tantos benefícios.

2. Dieta do suco

Essa dieta tem como premissa desintoxicar o organismo. Portanto, você irá tomar apenas líquidos nas duas refeições do dia e incluir uma refeição sólida.

Essa dieta é perigosa porque não possui nenhum tipo de proteínas, carboidratos ou gorduras. Dessa forma, você pode passar mal com muita facilidade e pode acabar perdendo o peso muscular.

Além de completamente restritiva, a dieta pode fazer com que você tenha recaídas com doces ou besteiras por conta da falta de alimento durante o dia.

3. Sopa do repolho

A dieta do repolho consiste em ingerir apenas sopa de repolho em todas as refeições. Por se tratar de uma dieta com baixo valor nutricional, ela pode causar muitos problemas à saúde.

Se você quebrar a dieta, tem chances de você acabar engordando muito mais. Portanto, não é algo indicado de se fazer se você quiser realmente perder peso.

Além disso, se você tiver uma rotina corrida, você pode acabar não conseguindo aguentar o dia sem ter que passar mal.

4. Dieta do bebê

Outra dieta maluca e totalmente restritiva é a da dieta do bebê, que consiste em substituir duas refeições por dia por papinha de bebê misturada com dois litros de água.

Essa dieta oferece em média 600 calorias por dia e acaba sendo muito pouco para que os adultos possam aguentar de forma saudável.

5. Dieta do cookie

Essa é uma dieta muito restritiva que até mesmo a estrela americana Kim Kardashian já tentou e é uma completa má influência para quem tenta, pois a dieta é a base de 6 biscoitos cookies ao longo do dia para que possa controlar a fome.

A dieta oferece cerca de 500 calorias e é muito perigosa, principalmente se for seguida por muito tempo.

Por que as dietas restritivas não funcionam?

À medida que você perde peso rápido, você também ganha peso rápido. Portanto, todo esforço que foi colocado ali acaba não compensando. Esse tipo de dieta também acaba com sua autoconfiança.

Isso porque você acaba se sentindo mais tentada em cair em tentação e você vai acabar sentindo como se você tivesse falhado consigo, trazendo um sentimento de culpa.

Essas dietas também causam o temido efeito sanfona, o que é totalmente prejudicial. Além disso, você passa a sentir fome o dia inteiro, ficando ainda mais tentada a comer compulsivamente.

As dietas restritivas além de consumirem tempo, são caras. Pode parecer que não, mas dependendo do tipo de dieta que você seguir vai ser muito custoso para você ter que manter e prepará-las.

É muito mais fácil você se dedicar a buscar um profissional que vá realmente te ajudar e a montar um cardápio específico para você, do que cair na falsa esperança de que essas dietas servirão de algo.

Então se você quer emagrecer de forma segura e saudável, com um plano alimentar adequado para você e sua necessidade, não deixe de marcar uma consulta com o Instituto Victor Dib para que você possa passar por uma avaliação.

Depois de ser avaliada e consultada, você terá todo o suporte para que possa emagrecer sem nenhum problema e sem efeito sanfona.

Conclusão

Por fim, vimos então algumas das principais dietas restritivas perigosas e que não adiantam. Procure sempre optar por médicos que sejam especializados para que você possa partir em busca do seu peso ideal.

Somente esses profissionais podem te ajudar a economizar tempo, dinheiro e investimento para cumprir a dieta. Portanto, não tente seguir uma dieta que fará um efeito superficial.

Busque sempre priorizar pela sua qualidade de vida a curto e longo prazo. Não existe dieta milagrosa, mas existe reeducação alimentar e orientações certeiras que contribuem para a perda de massa gorda.

Gostou deste conteúdo? Então nos conte aqui nos comentários e compartilhe-o com mais pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *