TRATAMENTO DE DIABETES

Voltar

SAIBA TUDO SOBRE DIABETES

Epidemiologia do Diabetes e fatores associados?

Dados da Organização Mundial da Saúde divulgados em abril de 2016 estimaram que existem 422 milhões de diabéticos tipo 2 no mundo. Um número que quadruplicou desde 1980.

Este aumento alarmante pode estar relacionado ao crescimento do número de indivíduos com sobrepeso e obesidade, porém o fator muito mais importante é a distribuição inadequada da gordura abdominal, que pode estar relacionada a diversos fatores, incluindo hábitos de alimentação incorretos e falta de atividade física.

Tipos de Diabetes

Diabetes Tipo 1: O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, ou seja, as próprias células de defesa do indivíduo passam a reconhecer o pâncreas como um corpo estranho e começam a “atacá-lo”, causando morte das células produtoras de insulina (células beta). Por esse motivo, o tratamento diabetes tipo 1 deve ser feito com insulina.

Diabetes Tipo 2: O diabetes tipo 2 tem como causa principal o aumento da gordura visceral (abdominal). Este acúmulo de gordura gera um processo inflamatório que aumenta a resistência à ação da insulina nas células do corpo. Isso faz com que o pâncreas necessite produzir cada vez mais insulina para vencer essa resistência, o que gera um processo lento de morte das células beta do pâncreas.

PREVENÇÃO

A melhor maneira de prevenir o diabetes tipo 2 é manter hábitos de vida saudáveis e conservar um peso adequado, principalmente não deixando acumular a gordura no abdome.

Quando existe histórico de diabetes tipo 2 na família este cuidado deve ser maior, pois as chances de ser diagnosticado com a doença aumentam.

Existem também os pré-diabéticos, que são aqueles que possuem os níveis de glicose no sangue elevados, porém em níveis inferiores aos portadores de diabetes do tipo 2. As glicemias maiores que 100 mg/dL e glicemias pós-prandial (após alimentação) de 2 horas entre 140 e 199 mg/dL fazem o diagnóstico de pré-diabetes. Além de orientação nutricional e a prática de atividades físicas, pode-se iniciar medicação para impedir a piora da hiperglicemia. Isto deve ser decidido pelo endocrinologista que assiste o paciente.

 

TRATAMENTO

O melhor tratamento clínico para o Diabetes Tipo 2 é aquele que, em terapia combinada, age contra as causas da doença e preserva ao máximo a massa de células beta do pâncreas (produtoras de insulina).

Várias são as medicações que podem ser prescritas para os portadores de diabetes tipo 2. A metformina é o primeiro passo, sendo uma droga que melhora a sensibilidade das células à ação da insulina do paciente. Com a progressão da doença, existem outros agentes farmacológicos que auxiliam o controle desta doença.

PRÉ-AGENDE UMA CONSULTA

Victor Ramos Mussa Dib - Doctoralia.com.br

Comentários sobre o Instituto Victor Dib

Excelente equipe médica, serviços de psicologia, nutrição, fisioterapia, bioimpedância.

Luciana Freire

Amei o tratamento que deram a minha mãe ! Top top

Lorena Albuquerque

Melhor equipe. Dos porteiros aos médicos.

Pricila Tupinambá

Sempre fui muito bem atendida por toda a equipe, em especial pelo Dr. Dib altamente competente e que chegou onde está por mérito.

Andrea Camara

Equipe super atenciosa e competente.

Walter Nakamura

Ótimo atendimento, profissionais extremamente capacitados e qualificados.

Brendo Marinho

Ótimo atendimento, profissionais qualificados e preparados para qualquer situação.

Raquel Fernanda

Sempre fui muito bem atendida, o local é excelente, limpo e de fácil localização. Agendamento facilitado via WhatsApp, graças a Deus tive acompanhamento de profissionais qualificados e recebi diagnóstico de doença celíaca e intolerância a lactose, depois de passar por tantos lugares, no Instituto Victor Dib pude realmente saber o que tinha e assim me tratar de maneira adequada.

Sammer Nolorves

Essa clínica é perfeita! Amo o atendimento, os médicos são nota dez e os funcionários muito bem qualificados.

LÚCIA PASSOS

MAIS SAÚDE, PRA VOCÊ!

Dermatologista Pablo Cirino explica as técnicas para a indução e implante capilar

Médico explica novo método menos invasivo para tratar a obesidade.

Obesidade é uma das maiores causas do aumento da prevalência de Diabetes Tipo 2

Mais Notícias
Whatsapp +55 92 99226-2080