Saber como calcular o IMC é muito importante para que você saiba identificar problemas relacionados à obesidade ou desnutrição. O índice de massa corporal é o que define o peso ideal de uma pessoa de acordo com o seu perfil.
O peso ideal nada tem a ver com a estética e sim com a qualidade de vida de um indivíduo. A partir do seu biotipo e sua altura, existe um peso mínimo e um peso máximo ideal para cada um.
Se você se preocupa com a sua saúde e quer entender melhor como isso funciona na prática, continue lendo este conteúdo.
O que é o peso ideal?

O peso ideal tem ligação direta com a chance do desenvolvimento de doenças. Pessoas abaixo do peso ou acima do peso correm riscos de saúde diferentes que são perigosos para seu bem-estar.
Segundo estudos científicos, o excesso de peso pode aumentar consideravelmente os problemas de saúde e fazer com que a expectativa de vida de cada pessoa diminua.
Quem é obeso ou apresenta sobrepeso, tem maiores chances de desenvolverem problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão, apneia do sono e alguns tipos de câncer.
O baixo peso também é um sinal de alerta, pois indica um sinal de transtorno psiquiátrico, como por exemplo, anorexia nervosa ou de doenças graves que fazem com que a perda de peso ocorra de modo não intencional, como o câncer ou AIDS.
O que chamamos de peso ideal pode ser retirado através do cálculo que é feito para que se possa checar o índice de massa corporal de uma pessoa.
A OMS é a principal responsável por adotar o IMC, que é o principal indicador do baixo peso, sobrepeso e obesidade. Pode-se medi-lo através de um cálculo muito simples.
Qual é a fórmula para calcular o peso ideal?
A fórmula usada leva em consideração o peso e a altura de cada pessoa. Portanto o IMC = peso (kg) / altura² (m). A interpretação da tabela de referência é a seguinte:
- Pessoas que estão abaixo de 16kg/m² estão com um baixo peso muito grave;
- O baixo peso grave está entre 16 e 16,99 kg/m²;
- Pessoas consideradas com baixo peso estão entre 17 e 18,49 kg/m²;
- Já as de peso normal estão entre 18,50 e 24,99 kg/m²;
- O sobrepeso acontece em pessoas que estão entre 25 e 29,99 kg/m²;
- Obesidade de grau I está entre 30 e 34,99 kg/m²;
- A obesidade de grau II entre 35 e 39,99 kg/m²;
- A obesidade grau III é maior que 40 kg/m².
O mais indicado é que o IMC esteja na faixa normal. Esses valores são referentes à população adulta. Ou seja, pessoas entre 20 e 65 anos. O cálculo para idosos, crianças e adolescentes é outro.
Quanto mais distante do peso ideal você estiver, mais problemas você pode ter. Muita gente não leva esses dados a sério, mas o IMC é comprovadamente um índice relevante de indicador de saúde já apontado por estudos científicos.
Como calcular meu IMC grátis?
Você deve dividir seu peso pela sua altura para saber seu índice IMC. O resultado será apresentado de acordo com a tabela que colocamos acima.
Existem calculadoras com tabelas já prontas para que você possa fazer a comparação e saber como anda seu IMC.
O IMC em idosos é diferente por conta de terem menos massa muscular que os adultos ou jovens. Por isso, se basear nessa tabela acaba sendo inadequado.
Os adultos quando possuem um índice de massa corporal que está acima dos 25kg/m², podemos ligar seu IMC à incidência de algumas doenças, além do risco de morte precoce.
IMC em idosos
Nos idosos isso já não parece ideal. A população que possui mais de 65 anos precisa interpretar o IMC de forma diferente. O cálculo é o mesmo, mas o resultado muda.
Para as mulheres acima de 65 anos, o IMC é o seguinte:
- Baixo peso = abaixo de 21,9 kg/m².
- Peso normal = entre 22 e 27 kg/m².
- Sobrepeso = entre 27,1 e 32 kg/m².
- Obesidade grau I = entre 32,1 e 37 kg/m².
- Obesidade grau II = entre 37,1 e 41,9 kg/m².
- Obesidade grau III (obesidade mórbida) = maior que 42 kg/m².
Já para os homens acima de 65 anos, o IMC é o seguinte:
- Baixo peso = abaixo de 21,9 kg/m².
- Peso normal = entre 22 e 27 kg/m².
- Sobrepeso = entre 27,1 e 30 kg/m².
- Obesidade grau I = entre 30,1 e 35 kg/m².
- Obesidade grau II = entre 35,1 e 39,9 kg/m².
- Obesidade grau III (obesidade mórbida) = maior que 40 kg/m².
Nas crianças o resultado também é diferente, ainda que o cálculo seja igual. Os resultados devem ser interpretados da seguinte forma:
- Abaixo do percentil 5 considera-se baixo peso;
- Entre o percentil 5 e 85 é considerado peso normal;
- De 85 a 95 considera-se sobrepeso;
- Acima de 95 podemos considerar obesidade.
Para jovens a partir dos 18, a fórmula usada depende do sexo da pessoa. Homens devem calcular (altura-100) x 0.90 e mulheres devem calcular (altura -100) x 0.85.
Atenção pois peso não é tudo
O peso ideal é apenas um índice que te permite ter uma vida saudável. Porém, há diversos outros fatores que fazem com que você consiga ter uma vida saudável.
A prática de exercícios e uma boa alimentação são os principais fatores que influenciam numa vida saudável. Por isso, essa tabela é apenas uma referência para que você preste atenção aos possíveis riscos.
De qualquer forma, o ideal é você procurar um profissional para que possa ter uma consulta completa e fazer com que você saiba exatamente o que fazer caso esteja muito acima ou muito abaixo do peso.
Somente um médico pode iniciar um tratamento saudável para que você retome sua qualidade de vida. Se você deseja fazer uma consulta, entre em contato com o instituto Victor Dib.
Conclusão
Este é um assunto muito sério e por isso deve-se ter cautela ao avaliá-lo. É fundamental que você siga uma dieta e uma vida ativa que te permita trazer o equilíbrio dentro do seu peso ideal para que você possa ganhar mais qualidade de vida.
Mas, caso você se encontre em quadros extremos de baixo peso ou sobrepeso, procure já um especialista para que ele possa te ajudar. Afinal, ambos os casos são bastante perigosos e podem trazer complicações sérias.
Por isso, marque sua consulta no Instituto Victor Dib e tenha a qualidade de vida que você merece. Gostou deste conteúdo? Não deixe de dar sua opinião sobre o assunto e compartilhar com mais pessoas.