Fale conosco
Fale conosco
  • |
  • Tratamentos
  • |
  • Tipos de cirurgias
Tratamento: Tipos de cirurgias

São aprovadas no Brasil quatro modalidades diferentes de cirurgia bariátrica e metabólica:

Bypass Gástrico em y de Roux
É a técnica bariátrica mais praticada no mundo, devido à sua segurança e, principalmente, sua eficácia. Neste procedimento misto, faz-se um pequeno estômago (cerca de 30ml), através de grampeamento cirúrgico. O restante do estômago e parte do intestino ficam desviados e excluídos do contato com os alimentos. Desta maneira, a quantidade de alimento ingerido, assim como a quantidade absorvida é menor, levando ao emagrecimento, além de controlar o diabetes e outras doenças, como a hipertensão arterial. A perda de peso estimada é de 35 a 45% do peso inicial.
Gastrectomia Vertical ou Sleeve
Trata-se de um procedimento cirúrgico restritivo que consiste no grampeamento longitudinal do estômago, quando cerca de 80% do estômago é extraído; sua capacidade de armazenamento é reduzida significativamente, passando a ser de 150 a 250 mililitros. Esta técnica restritiva não altera o intestino, portanto se mantém preservado o processo digestivo. O paciente sentirá menos fome e, consequentemente, a ingestão de alimentos será menor. A perda de peso estimada é de 30 a 35% do peso.
Banda Gástrica Ajustável
É uma técnica cirúrgica restritiva que consiste na colocação de uma prótese de silicone em forma de banda ou fita em volta da parte proximal do estômago, de modo a causar um estreitamento e criar um reservatório de pequena capacidade (cerca de 30ml). A ingestão de alimentos preenche rapidamente este reservatório e faz com que o paciente sinta-se satisfeito e pare de comer. A banda pode ser ajustada no pós-operatório com a injeção de líquido em um reservatório localizado embaixo da pele, no abdômen, de modo que o estreitamento do estômago pode ser aumentado ou reduzido, conforme a necessidade. A perda de peso estimada é de 20 a 25% do peso inicial.
Derivação Biliopancreática com Switch Duodenal
Nesta técnica retira-se parte do estômago, e é feito um desvio no intestino. Trata-se de um procedimento menos restritivo e mais desabsortivo, ou seja, o volume de alimentos ingeridos diminui pouco. Entretanto, a absorção dos alimentos fica bastante reduzida. A perda de peso estimada é de 40 a 45% do peso inicial.
Equipe Cirúrgica
Contato

Envie sua dúvida, ou sugestão, teremos o maior prazer em atendê-lo.