O Balão intragástrico é uma prótese de silicone medicinal, colocada no interior do estômago através de endoscopia, com o paciente sedado. Ela é introduzida vazia, e, após posicionada, é preenchida com líquido (solução fisiológica e azul de metileno) em um volume que varia de 500 à 700ml, de acordo com cada caso, ocupando cerca de metade do estômago.
Provoca uma sensação de saciedade intensa, limitando a capacidade de ingesta alimentar, o que contribui com o processo de reeducação alimentar, orientado pela nutricionista.
O Balão permanece dentro do estômago por 6 a 12 meses, dependendo do tipo de prótese (balão). Existe um modelo de prótese que pode permanecer por 1 ano e permite a realização de ajustes para mais ou para menos no volume do balão, conforme a necessidade.
É fundamental o acompanhamento com equipe multidisciplinar durante a permanência da prótese, na busca pela mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida, fundamentais para o sucesso do tratamento e manutenção dos resultados. A retirada do balão é realizada através de endoscopia, sob sedação ou anestesia. Tanto a colocação quanto a retirada da prótese ocorrem de forma ambulatorial, de maneira que o paciente recebe alta para casa cerca de 1h após o procedimento. A perda de peso esperada com este tratamento oscila entre 15 a 18% do peso inicial.