Fale conosco
Fale conosco
  • |
  • exames
  • |
  • Colonoscopia
Colonoscopia
É um exame endoscópico, realizado através de um aparelho tubular estreito e flexível que permite a visualização ampliada de todo o intestino grosso e parte do intestino delgado, por meio de um monitor de alta resolução.

O paciente é submetido a uma leve sedação, para não sentir nenhum desconforto durante o procedimento.

Para a colonoscopia é necessário que o intestino esteja totalmente limpo, o que permite a adequada visualização da mucosa (camada mais interna do órgão) e a realização de diagnósticos precisos.

Para isso, o paciente precisa submeter-se, antes do exame, a dietas restritivas e ao uso de laxantes.

Pode ser necessária a retirada de pequenos fragmentos de mucosa (biópsias) para auxiliar no diagnóstico.

Indivíduos com 50 anos ou mais devem realizar este exame para prevenção de câncer colorretal, mesmo que não tenham sintomas.

A colonoscopia é indicada também quando da presença de sangue nas fezes, diarreia, constipação, alteração da característica das fezes, dor abdominal, flatulência, perda de peso e outros.

Nestas situações, o exame pode ser indicado, independentemente da idade.

A colonoscopia pode ser um exame não somente diagnóstico, mas também terapêutico, permitindo a retirada de pólipos (“verrugas”), cauterização de sangramentos, dilatações, etc.

Após o exame, pode haver leve e passageiro desconforto abdominal, devido à insuflação de ar durante o procedimento, necessária para a adequada avaliação do intestino.

.

Outros Exames
Contato

Envie sua dúvida, ou sugestão, teremos o maior prazer em atendê-lo.